Pela continuidade da política de ciclomobilidade em Curitiba
A mobilidade urbana é fundamental para o bom funcionamento da cidade, qualidade de vida dos citadinos, além de ser um importante instrumento de direcionamento do crescimento urbano. A Política Nacional de Mobilidade Urbana traz como uma de suas diretrizes a “prioridade dos modos de transportes não motorizados sobre os motorizados e dos serviços de transporte público coletivo sobre o transporte individual motorizado”, filosofia que deve ser respeitada para uma boa harmonização da cidade.
Estamos em período eleitoral e, neste contexto, a mobilidade urbana se torna um tema ainda mais saliente. Em Curitiba, pudemos perceber uma abertura e esforço da gestão atual em incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, respeitando a diretriz acima citada.
No entanto, os dois candidatos concorrentes à prefeitura no segundo turno são de oposição à atual gestão, o que gera – não se pode negar – uma grande preocupação por parte do cidadão ciclista e das entidades envolvidas com a causa, pela possibilidade de retrocesso nas políticas existentes em benefício deste modal.
Desta forma, por meio deste abaixo-assinado, pedimos o respeito à diretriz da Política Nacional de Mobilidade Urbana e a continuidade das políticas em prol dos meios não motorizados. Dentre elas, destacam-se as seguintes:
1. A implantação da Bicicleta Pública, já em andamento (URBS);
2. A implantação de paraciclos em diversos pontos da cidade, principalmente nos terminais de ônibus (SETRAN);
3. Os projetos de “Vida no Trânsito” que estimam uma redução de 50% na mortalidade no trânsito até 2020;
4. A manutenção da “Área Calma”, realizando os devidos aprimoramentos para que se consolide como uma zona diferenciada na área central da cidade (SETRAN);
5. A manutenção das “Vias Calmas” nos eixos estruturais da cidade, expandindo-se essa infra-estrutura para o sul e oeste (IPPUC, SETRAN, SMOP);
6. A produção e implanção de projetos cicloviários (IPPUC, SETRAN, SMOP);
7. A existência de setores especializados e um corpo técnico dentro dos órgãos municipais com foco na bicicleta e mobilidade não motorizada (IPPUC, SETRAN);
8. Campanhas educativas, informativas, de distribuição de equipamentos de segurança e do Guia do Ciclista atualizado anualmente (SETRAN, SMCS);
9. Bicicleta nas Escolas (SETRAN e Secretaria de Educação);
10. O MoU (Memorandum of Understandings) Holanda até 2020, projeto de parceiria entre Brasil e Holanda sobre mobilidade (SETRAN, IPPUC, URBS, PUC, UFPR, UTFPR, UP, IBQP, Fiep, CicloIguaçu);
11. O aprimoramento e ampliação da rede de ônibus com transporte de bicicletas (SETRAN, URBS);
- Candidatos a prefeitura de Curitiba