Prêmio

Reconhecimento

Desde 19 de agosto de 2011.
Patrícia Valverde & Fernando Rosenbaum
Rua Presidente Faria, 226 – Centro, Curitiba – PR, 80020-290, Brasil
(ao lado da UFPR Santos Andrade)
Telefone: (41) 3153 0022

A Bicicletaria Cultural está localizada no centro de Curitiba e por 4 anos, é um empreendimento de apoio ao ciclista urbano em suas necessidades, serviços e informações. Soma-se ainda aos aproximadamente 200m² uma efervescente agenda cultural contaminando diferentes públicos e integração de propósitos. Tem gestão privada e corresponde ao amadurecimento da prática e se desenvolve com a revelação de suas potencialidades em rede. É premiado nacionalmente por promover a mobilidade de bicicleta e mundialmente como um empreendimento social e inovador. Pautam por ações que prezam a escala humana, a parceria local, a economia criativa e processos qualitativos. Em relação ao endereço que estão instalados, são o berço do pensamento da ocupação da região e atuais gestores da agenda da Praça de Bolso do Ciclista.

A BC é junção de vários enlaces, a começar pelos idealizadores Valverde e Rosenbaum que instauram um ambiente dinâmico e familiar. Outra é de sua equipe de colaboradores que são os pilares de toda a engrenagem idealista e operacional dessa empreitada e ainda, os enlaces de grandes parceiros. Entre eles tem sede no mesmo endereço a Associação dos Ciclistas do Alto Iguaçu, que trabalha de forma mútua e complementar desde o início de ambas instituições, com objetivo de ampliar uso da bicicleta como veículo urbano de forma representativa nas esferas de políticas públicas, somando ainda ativistas e técnicos ao perfil de público frequentador da BC, que, na maioria, são artistas e ciclistas em geral. A Farol Galeria de Arte e Ação Contemporânea tem seu acesso pelo pátio a céu aberto, promove mais uma esfera de contaminação de públicos com a difusão da produção artística local, colabora de forma ímpar ao desenvolvimento da gestão criativa da BC ao contextualizar uma galeria de arte e a cultura da bicicleta. Muito importante é portanto a capacidade de repensar o mercado das artes de forma criativa, que com a série LeilãoShow, valoriza e aproxima a oportunidade de aquisição de obra de um artista.

Na mesma linha de parceiros, está p.ARTE – Mostra de performance de arte, ação idealizada por Patricia Valverde junto ao Fernando Ribeiro, incubada desde 2012 com 2 apresentações mensais/edição de forma autônoma. A permanência e documentação (foto e video) faz da p.ARTE, uma referência em performance artística no Brasil e no mundo, inclusive gerando repertório ao público curitibano e intercâmbio entre artistas brasileiros. Todas as edições aconteceram na Bicicletaria Cultural e estão registradas no site p-arte.org

O mais recente parceiro é Mago Jardineiro, cuja equipe trabalha com paisagismo e conhecimento biodiverso nas plantas que recepcionam o público logo na rampa de entrada, tornando o ambiente convidativo e em contraste com a aridez do centro urbano. Ali são comercializadas plantas, cursos e informações de bem estar e jardinagem urbana.

Também são nossos parceiros: a Fundação Cultural de Curitiba, lembrando pela ação mais recente no dia 28 de março de 2015 que celebrou conosco o aniversário da cidade com um show gratuito de Jesse Harris (músico premiado com Grammy/03) e, a Bienal Internacional de Artes Visuais de Curitiba/ Instituto Paranaense de Arte, o maior evento de artes da cidade que apostou na Bicicletaria Cultural antes mesmo da inauguração, ao sediar o treinamento de mediação com artistas, estudantes e equipe do programa educativo nas salas então cruas e de tintas frescas. Tal parceria continua se desenvolvendo pelas edições seguintes promovendo monitorias sob bicicletas, intervenções artísticas e espaço expositivo.

Podemos ainda destacar os enlaces com a Associação dos Empresários do Centro Histórico (membro fundadora), Colégio Medianeira (tornando a BC um sítio pedagógico c/visitas e atividades anuais com os alunos), Instituto de Energia Humana (reuso de sucatas de bicicletas), Dentro d´Agua (confecção e produtos esportivos), UFPR/ Ciclovida,(relação com a universidade) Az Encontrada (grupo de estudo), MTD Cerveja (produtos artesanais), etc.

A rede se estende também na esfera internacional devido ao reconhecimento pelo empreendimento eco social e de inovação para espaços urbanos dado pelo Instituto da Suécia e Munktell Science Park – agentes incubadores de start ups, de relações internacionais e de fomento a programas de responsabilidade ambiental. Este concurso chamado Smart Living Challenge/2014 http://2014.smartlivingchallenge.com/ideas, abriu as inscrições em 3 categorias (eat, live, move) e selecionaram as 15 melhores idéias do mundo. Premiaram com workshops (pitch, design thinking,…), visitas extraordinárias (Museu Novel, Jantar Nobel, casa das máquinas do Palácio, “angel-investors”) e, eventos para ampliação de rede durante 12 dias em diversas cidades da Suécia. Já na América Latina, o III Fórum Mundial da Bicicleta/2014 trouxe cerca de 3mil pessoas entorno da programação organizada pela Cicloiguaçu e com ações sediadas na BC. Foram mais de 20 estados brasileiros presentes e ao menos 10 países diferentes participando com alguma ação. Em seguida, o IV FMB/2015 foi para Colômbia e em 2016 será em Santiago/Chile.

Durante 4 anos a Bicicletaria Cultural ampliou, se equipou, gerou impacto na região que está instalada e é referência nacional como empreendimento privado para a cultura da bicicleta. O Brasil é atualmente o 3º maior produtor e consumidor de bicicletas no mundo, mesmo assim, se analisarmos o tamanho do país e capacidade percapita do uso desse modal, podemos pensar em maiores avanços. É sim, promissor e já está valendo a pena!

Nosso missão

Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo. Nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit, sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt.

Our Programs

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam. Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam.

Organic Produce

rror sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam. Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem.

Healthy Cooking

rror sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam. Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem.

Home Farming

rror sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam. Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem.

Home Farming

rror sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam. Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem.

Become a Merchant or Donate Today!

Get InvolvedDonate